A QUALIDADE DAS ÁGUAS: “EUTROFIZAÇÃO”
A eutrofização é o enriquecimento de um corpo d’água, com nutrientes para plantas e fitoplâncton, principalmente fósforo e nitrogênio, que entram por meio de efluentes urbanos (poluição bioquímica) ou por meio da carga difusa agrícola (poluição física). A eutrofização das águas interiores é considerada um dos maiores problemas ambientais em nível mundial. Ela causa grandes impactos negativos ecológicos, de saúde e economia, mediante a deterioração de um recurso primário e finito, a água.
Os sintomas da eutrofização incluem espumas de algas e toxinas derivadas de seu florescimento, grandes infestações de algumas plantas aquáticas, maior incidência de doenças hidricamente transmissíveis, águas turvas, odores fétidos, água com mau paladar, diminuição do oxigênio dissolvido e mortandade de peixes.
EFEITOS DA EUTROFIZAÇÃO
Crescimento de plantas (macrofítas): Grandes quantidade de plantas aquáticas, como aguapé (Eichhornia crassipes), e o repolho do Nilo ou alface d’água (Pistia stratiotes), podem cobrir grandes áreas próximas das margens ou flutuar para águas abertas. Essas plantas impedem que a luz atinja as plantas vasculares submersas e o fitoplâncton e, comumente, produzem grandes quantidades de detritos orgânicos que podem causar a falta de oxigênio da água e a emissão de gases, como metano e sulfeto de hidrogênio.
Florescimento de algas: O maior crescimento de algas é resultado do enriquecimento dos lagos e rios com nutrientes. As cianobactérias são um grupo especialmente problemático, que pode ser responsável pela formação de espumas de má aparência, pode causar grande queda de oxigênio e mortandade de peixes e levar a morte o gado e outros animais devido à ingestão de toxinas. As toxinas presentes na água doce são produzidas quase que exclusivamente por cianobactérias. Os vários gêneros e espécies de cianobactérias produzem diferentes compostos tóxicos, normalmente classificados como neurotoxinas, hepatotoxinas, citotoxinas e endotoxinas.