“ESTAÇÃO DE TRATAMENTO DE ESGOTO (ETE)”
O esgoto é tratado nas Estações de Tratamento de Esgotos e o tipo de tratamento varia em cada região. A água resultante desse tratamento pode ser reutilizada para fins não nobres, como, por exemplo, o uso industrial.
FASE LÍQUIDA: TRATAMENTO PRELIMINAR: O esgoto bruto atravessa grades de diversos tamanhos, que retêm os materiais presentes, como latas, papelão, estopas e trapos. Na seqüência, uma caixa faz a remoção da areia contida no esgoto. TRATAMENTO PRIMÁRIO: O esgoto líquido passa por um processo de decantação, em que são separados sedimentos, gorduras, e óleos. O líquido resultante do decantador primário passa pelo tanque de aeração. Combinando-se agitação do esgoto com a injeção de ar, desenvolve-se uma massa de microrganismos chamada “lodos ativados”. Os microrganismos alimentam-se da matéria orgânica e se proliferam. TRATAMENTO SECUNDÁRIO: Em um novo processo de decantação (secundário), é retirado o lodo ativado e o líquido é devolvido ao meio ambiente livre de sujeira (poluição).
FASE SÓLIDA: O lodo passa por um condicionamento químico para melhorar suas condições de desidratação. A última etapa do tratamento acontece em um filtro-prensa, onde é retirada mais umidade do lodo, que depois é encaminhado a aterros sanitários ou para utilização como fertilizante na agricultura. A utilização do lodo na agricultura ainda é muito questionável devido a sua freqüente contaminação com metais pesados.