A QUALIDADE DAS ÁGUAS: “POLUIÇÃO BIOQUÍMICA”
Essa forma de poluição é definida, principalmente, pelo impacto repugnante (cor, cheiro e aspecto geral) das substâncias lançadas nas águas do rio. Ao contrário da poluição química o lançamento de efluentes geralmente é realizado em grandes quantidades. A forma mais comum de percebe-la se dá por meio de alguma alteração nas condições originais das águas (cheiro, cor, característica da substancia lançada e alteração da turbidez) que, quase sempre, está associada a um processo permanente de eliminação gradual dos ecossistemas aquáticos do rio, podendo haver mortandade de peixes, se o índice de toxidade das águas ultrapassar o seu limite de tolerância.

Esse tipo de poluição está associada, na maioria dos casos, ao processamento industrial de alimentos e ao lançamento de efluentes urbanos, com grande variação no grau de toxicidade: de 300 mgL-1 a 30.000 mgL-1 de DBO (demanda bioquímica por oxigênio). A DBO de uma água é a quantidade de oxigênio necessária para oxidar a matéria orgânica por decomposição microbiana aeróbia para uma forma inorgânica estável.
LANÇAMENTO DE EFLUENTE URBANO (ESGOTO) SEM TRATAMENTO EM UM CORPO D’ÁGUA
As espécies foram divididas, quanto ao estádio de sucessão, em dois grupos: 1) pioneiras e secundárias iniciais, espécies que crescem rapidamente à plena luz; 2) secundárias tardias e clímax, espécies de crescimento lento, desenvolvendo-se melhor à sombra.