A QUALIDADE DAS ÁGUAS: “POLUIÇÃO FÍSICA”
Essa forma de poluição é definida, principalmente, pelo arrasto e carregamento de solo e ou sólidos, em suspensão, pelas águas dos rios. O modo mais comum de percebê-la é a partir da alteração da coloração original das águas. Sendo um processo permanente, tem impacto nos ecossistemas aquáticos ao causar o assoreamento do leito do rio. Essa forma de poluição esta diretamente associada com o processo de erosão que ocorrem a montante e são originárias pela maneira como são manejados, protegidos e controlados os solos rural e urbano, das áreas de risco. Esse tipo de poluição também é chamada de carga difusa agrícola e urbana, poluentes advindos da drenagem destas áreas representados por fertilizantes, agroquímicos e materiais em suspensão.
EROSÃO
EROSÃO – ESCORRIMENTO SUPERFICIAL
Erosão é o processo de desprendimento e arraste acelerado das partículas do solo causado pela água e pelo vento. A erosão do solo constitui, sem dúvida, a principal causa do depauperamento (empobrecimento) acelerado das terras. As enxurradas, provenientes das águas de chuva que não ficaram retidas sobre a superfície, ou não se infiltraram, transportam partículas de solo em suspensão e elementos químicos como nitrogênio, fósforo e potássio para os rios. O processo erosivo começa quando as gotas de chuva chegam na superfície do solo e destroem os agregados, e termina com as três etapas seguintes: (a) as partículas de solo se soltam; (b) o material desprendido é transportado; (c) esse material é depositado em outro lugar.
PROCESSO DE ASSOREAMENTO
AFLORAMENTO DE ALGAS “EUTROFIZAÇÃO”
ASSOREAMENTO: obstrução, por areia ou por sedimentos quaisquer, de um rio, canal ou estuário, geralmente em conseqüência da erosão.
EUTROFIZAÇÃO: Aumento excessivo de nutrientes na água, especialmente fosfato e nitrato, o que provoca crescimento exagerado de certos organismos, comumente algas.