“A Invasão dos Zumbolhas”, curta-metragem animado de 8 minutos de duração, foi
idealizado pela produtora Nimboo's em parceria com a especialista em
responsabilidade social, Norma Fernandes, e com a agência de marketing cultural 3
Apitos.
O curta conta a história de Marigota, uma jovem e simpática gotinha d’água, em sua
aventura para salvar sua cidade, Aguápolis, e seus habitantes, os Gotonautas da
invasão dos Zumbolhas. Essas desagradáveis criaturinhas infectam tudo por onde
passam, e Marigota descobre que elas vêm dos canos de esgoto da cidade dos
humanos: a solução é o tratamento adequado para que Aguápolis seja salva.
O produtor executivo do curta, Nikolas Maciel, autor do projeto explica como nasceu a
ideia de criar a animação: “existe um déficit muito grande em produtos culturais que
se comuniquem de forma divertida e acessível com o público infantil, principalmente
sobre temas tão complexos como a preservação dos recursos hídricos”, analisa Maciel.
“Temos uma noção geral de que o planeta precisa de muitos cuidados para que nós
possamos deixar uma boa herança para as próximas gerações, mas a discussão
dificilmente é aprofundada. ‘A invasão dos Zumbolhas’ surge exatamente para buscar
esse diálogo mais aprofundado com os jovens, apresentando uma produção de
qualidade, com uma linguagem e estética interessante para esse público, que
conscientize e entretenha ao mesmo tempo”, acrescenta.
O projeto começou a ser desenvolvido em meados de 2012, mas a fase de produção
teve início efetivamente 2014. O roteiro foi finalizado no último mês de abril e, em
seguida, as animações em 2D começaram a ser produzidas. Pelo menos 25
profissionais estiveram envolvidos em todo o processo.
Foram criados cerca de 20 cenários diferentes para a história e cinco personagens
centrais: Marigota, Gotonaldo (pai da Marigota), Dona Gotosa (mãe da Marigota), o
prefeito de Aguápolis e os vilões Zumbolhas. Além deles, diversos Gotonautas,
moradores de Aguápolis, também foram desenvolvidos pelos ilustradores e designers
da produtora.
“A produção de uma animação é desafiadora e complexa por natureza. Nosso maior
desafio foi produzir um filme que encante o público, estimule a reflexão sobre a
urgência em preservarmos os recursos hídricos do planeta e criar um público para as
futuras aventuras da Marigota em Aguápolis”, planeja o produtor executivo do curta.
Todas as informações e diversos materiais relacionados ao projeto podem ser
encontrados na página oficial de “A invasão dos Zumbolhas”:
www.facebook.com/ainvasaodoszumbolhas. É só curtir e aproveitar!
A jovem produtora Nimboo's foi fundada em 2010 por Nikolas Maciel e Daniel Barosa.
Mais de uma centena de projetos audiovisuais de TV, publicidade e cinema já foram
desenvolvidos pela produtora, alcançando reconhecimento em festivais ao redor do
mundo em cidades como Rotterdã (Holanda), Nantes (França), Londres (Reino Unido)
e Buenos Aires (Argentina).
Mais informações em: www.nimboos.com.br e www.facebook.com/nimboos.videos