Votação do Novo Código Florestal

Mensagem enviada pela ONG Mae Natureza em 24/05/2011 à presidente Dilma e lideres partidários

 

Excelentíssima Presidente Dilma e líderes partidários,

 

Esta organização, em parceria com a Secretaria de Meio Ambiente do Estado de São Paulo e Banco Mundial, acabamos de concluir o Projeto "Mata Ciliar" onde, juntamente com "pequenos produtores", recuperamos centenas de áreas (APPs) que se encontravam "degradadas". O que vamos dizer a estes, que todo trabalho fora em vão, todos os recursos financeiros empregados no projeto foi "dinheiro jogado fora". Neste momento, estamos por terminar o "licenciamento" de um projeto que visa extrair e recuperar as árvores que se encontram "submersas" nos reservatórios das hidrelétricas em todo território nacional, visando "poupar" a reservas florestais ainda existentes.

 

Perguntamos sobre os investimentos aplicados ao projeto "Sivam" (Sistema de Vigilância da Amazônia) que visa o monitoramento para sua conservação, foi em vão? Vale lembrar que é dessas florestas que são extraídas a maior parte dos "princípios ativos" para a farmacologia, sendo assim, a diminuição desses ecossistemas implicara na “extinção” dos estudos científicos e na extração desses.

 

Senhores, esses fatos acima citados são “inexpressíveis” diante de outros de extrema importância, assim, aprovar a diminuição das reservas florestais, é coadjuvar com um dos maiores crimes contra o Meio Ambiente, é uma afronta às leis de preservação. “Nessas reservas não há apenas as árvores, são sistemas bióticos complexos que dão e garantem a vida a um numero “imensurável” de animais, sendo que, “mesmo com as áreas que hoje ainda possuímos, já correm risco de extinção, sem falar de espécies que ainda nem sequer são conhecidas, alem disso, a diminuição dessas áreas, acarretará em mudanças significativas dos ciclos hidrológicos (chuvas) e conseqüentemente, perderemos “valiosos recursos hídricos”.
As justificativas de que não haverá áreas suficientes para a agricultura não é verdadeira, todos sabemos e conhecemos a dimensão territorial do nosso país, sendo que as áreas que temos disponível para o cultivo da para atender suficientemente a demanda nacional e até internacional de alimentos.
Por amor à vida e a subsistência das futuras gerações, façam o correto agora, amanhã poderá ser tarde demais.

 

Respeitosamente,

 

Hélio Palmesan, Presidente Executivo - ONG MAE Natureza - Movimento de Amparo Ecológico

 

www.maenatureza.org.br