5 de Junho – Dia Mundial do Meio Ambiente

Confira as nossas atividades para a semana do Meio Ambiente


Release das atividades:

Dia 01/06 (Quarta-Feira) - Lançamento da Exposição Itinerante sobre meio ambiente. Em comemoração ao dia e a semana do Meio Ambiente, a ONG MAE Natureza disponibilizou para as cidades do interior do estado, 25 painéis que abordam vários assuntos referentes ao tema. O lançamento acontecera na cidade de Taquarituba – SP, na escola municipal Julieta Trindade Evangelista, permanecendo aberta as demais escolas do município e municípios vizinhos e ao publico durante os dias 01 - 02 e 03, das 8 às 16 horas. A exposição mostra também trabalhos desenvolvidos pelos alunos das escolas municipais e a distribuição de cartilhas para educação ambiental. Informações e agendamento para visitação (14) 3762-1475.

OBS: Após esse período o material da exposição ficará disponível a outras cidades interessadas que deverão fazer a solicitação através do e-mail: maenatureza@netsite.com.br


Dia 02/06 (Quinta-Feira) – Lançamento da campanha de conscientização ambiental através de imagens e textos de voz que serão inseridos na grade da programação das emissoras da Rede TV TEM e emissoras de radio difusão AM e FM espalhadas no Estado de São Paulo e outros estados. São produções com duração de 30’ segundos idealizados pela ONG MAE Natureza e desenvolvidos pelas empresas cinematográficas – Som de Vera Cruz (RJ) e SP Centro (Bauru). O objetivo é disseminar de forma maciça, conceitos básicos de preservação ambiental. A campanha devera atingir publico de aproximadamente 15 milhões de pessoas.

Síntese do vídeo: Meio Ambiente não é apenas as florestas, a vida selvagem, as cachoeiras, os rios, os mares. O meio ambiente deve ser um lugar saudável, onde todos possam viver em harmonia, sem prejudicar a natureza – 5 de Junho – Dia Mundial do Meio Ambiente – Uma campanha da ONG MAE Natureza – Movimento de Amparo Ecológico.

NOTA: As campanhas institucionais (Dia Mundial da Água – 22 de Março – Dia Mundial do Meio Ambiente  5 de Junho e Dia do Rio Tietê – 22 de Setembro) realizadas a cada ano pela MAE Natureza fazem parte das Ações Sociais das Emissoras da Rede TV TEM de televisão e emissoras de radio difusão já há alguns anos.

 

- Dia 05/06 (Domingo) Dia Mundial do Meio Ambiente (eventos a ser confirmados)

 

– Dia 06/06 (Segunda-Feira) – Semana do Meio Ambiente - Distribuição gratuita nas escolas públicas de Barra Bonita, Igaraçu do Tietê e região do vídeo “Observando a Natureza” de autoria do “premiado” fotógrafo documentarista e naturalista e produtor cinematográfico Haroldo Palo Jr.
Seu trabalho é utilizado por instituições mundiais de preservação ambiental.

NOTA: A realização deste evento poderá contemplar mais de 100.000 (Cem mil) alunos das escolas públicas da região graças a um oficio de solicitação enviada pela ONG MAE Natureza ao produtor, que autorizou a duplicação do documentário para fins de Educação Ambiental, cedendo a ONG os direitos de uso de imagens.    

Síntese do Documentário:

Apresentado por crianças, o documentário e composto por 75 quadros com duração de 50’ segundos cada. Mostra belas e surpreendentes imagens da rica e diversificada fauna e flora brasileira. Por conta disso, prende a atenção e enriquece o conhecimento, mostra às espécies que correm risco de extinção e desperta em cada um a necessidade da preservação ambiental.

 

- Dia 07/06 (Terça-Feira)PROGRAMAÇÃO:
Local: Marina da Barra
Horário: Início às 13h30
Organização: AES Tietê em Parceria com a ONG MAE Natureza.
Público:
Participação de crianças e adolescentes da Casa de Cultura e Cidadania e alunos das escolas municipais de Barra Bonita, totalizando cerca de 550 crianças e adolescentes.
Atividades:
A Casa de Cultura e Cidadania realizará apresentações artísticas e vivências lúdicas com temas ambientais como consumo consciente de água e energia, destinação correta do lixo.

13h30: Abertura do evento.

13h45: Dança Sedes in Corpus (“Galões”): Este trabalho é uma releitura de “Galões” de Ivonice Satie. Os participantes através de estudos reflexivos e práticos com vídeos da Coreografia “Galões”, recriaram dentro de um processo construtivo a apresentação do Sedes in Corpus. Traz como discussão o tema “Água”, as causas e efeitos do seu uso incorreto. Através da manipulação e exploração de movimentos com galões (galões de água de 20L), os participantes se organizaram e criaram células em duos e trios que retratassem as sensações que a falta de água causa, utilizando movimentos de recolhimento e expansão;

13h50 (20 minutos): Vivência “Engodo”: Ainda pensando no consumo excessivo de embalagens e no ato não cívico de direcionar incorretamente este “lixo”, ou seja, a não utilização dos 3 R (reciclar, reduzir e reutilizar) ou mesmo com a não importância que o ser humano oferece ao lixo “ se é lixo não é mais meu?” a proposta é provocar as pessoas que estarão presentes no local do evento com a ação de “jogar o lixo” e observar a reação das mesmas.
O jogo corporal se iniciará com esta ação e mostrará que este “lixo” é de todo mundo, onde o conflito será mostrar que muitas pessoas até sobrevivem com o “lixo” do outro, ou seja, nosso.
A poesia “Matéria de Poesia” de Manoel de Barros também fará parte da intervenção, onde de forma reflexiva mostra a ação de jogar fora, o que serve e o que não serve. A sonoplastia colabora com a criação do trabalho corporal tendo o objetivo de envolver a platéia durante toda a intervenção.

14h10 - Repovoamento de Peixes: repovoamento no Rio Tietê de alevinos vindo da AES de Promissão. Espécies pacuguaçu e piracanjuba. 50.000 alevinos

14h30 – Passeio de barco pelo Tietê com os alunos presentes no evento: Projeto “Viajar (navegar) – estudar, conhecer e compreender”:

Objetivo: Dar a oportunidade aos alunos de conhecerem melhor o quanto os rios fazem parte do nosso cotidiano, seja para a geração da energia que utilizamos no dia a dia, para abastecimento de água, para a pesca, para irrigação, para o transporte de cargas, para o turismo, para lazer, descanso e outros. Lembrar os alunos que nossos rios fazem parte de nossa “memória” e “história” e precisam ser cuidados, pois além dos benefícios que proporcionam, suas
águas garantem à vida de “centenas” de espécies de peixes, de aves e outros animais, como as capivaras, as ariranhas, as lontras, tartarugas entre outros.
OBS: O horário de retorno ao porto esta previsto para as 16h30min, podendo se estender até as 17 horas.

Durante o evento, em stand lateral: Oficina Interativa com Paulo Takahashi, Coordenador do Meio Ambiente - Casa de Cultura e Cidadania: será feita uma apresentação usando um modelo de usina elétrica que simula o funcionamento de três tipos diferentes de usina: hidroelétrica, termoelétrica e eólica. Usando essa maquete, mostraremos como a energia elétrica é gerada no Brasil, a importância do uso consciente da água e da energia elétrica. A apresentação pode ser feita para cerca de trinta pessoas de cada vez e pode durar de 10 às 20 minutos dependendo da situação do evento.
Para maiores informações: ongmaenatureza@gmail.com ou MAE Natureza (14) 3641-0901/9773-3148 – Casa da Cultura e Cidadania: (14) 3641-1628


www.maenatureza.org.br