Memorial do Rio Tietê

Antigos Mares e Desertos

A próxima camada sedimentar que o Tietê corta em seu trajeto é a chamada Formação Tatuí, que levou cerca de 20 milhões de anos para ser constituída. Sua espessura é de aproximadamente 130 metros e formou-se conforme o período glacial deu gradativamente lugar a condições climáticas mais amenas e novamente o mar invadiu quase toda Bacia Sedimentar do Paraná. Neste novo ambiente, foram depositados materiais finos com arenitos, siltitos e argilitos, intercalados por camadas calcárias. Além desses materiais, essa formação também apresenta conchas e vegetais fossilizados.

Seguindo sua viagem, o Tietê corta a Formação Irati, que também levou cerca de 20 milhões de anos para se constituir. Sua espessura é de aproximadamente 30 metros e foi formado em águas raso ou confinado de ambiente marinho, ou em lagoas com estreita ligação com o mar. Sua base é composta por conglomerados, folhelhos e arenitos impregnados de betume. Na sua parte superior estão depositadas rochas calcárias e novas seqüência formada por siltitos, folhelhos e arenitos. Seus estratos são ricos em répteis, crustáceos, peixes, insetos e vegetais fossilizados.

A próxima seqüência de rochas cortadas pelo rio está agrupada na Formação Corumbataí, mas uma que levou cerca de 20 milhões de anos para se formar. O período geológico de sua constituição é caracterizado pela predominância da deposição de sedimentos de granulação muito fina: argilitos, silitos, folhelhos e arenitos de origem marinha ou lacruste, elementos ricos em fósseis vegetais e animais.
Após a presença do mar, surgiu um novo período de deposição, com predominância de material sedimento em ambiente fluvial. Este ciclo de também aproximadamente 20 milhões de anos acumulou uma camada de 300 metros de areia e recebeu o nome de Formação Pirambóia. Este pacote sedimentar, repleto de animais fossilizados, apresenta imagens de rara beleza em toda sus extensão, com a disposição de finas camadas paralelas ou cruzadas que resultaram da ação cíclica da deposição fluvial, da erosão, ou da mudança de direção do fluxo de transporte e deposição dos grãos de areia.

No final do período das águas, o clima da região modificou-se drasticamente e nela surgiu um deserto que durou mais de 50 milhões de anos. O resultado está na Formação Botucatu, uma sedimentação de areia com espessura oscilante entre 50 e 90 metros. Como os desertos atuais, o antigo e imenso deserto que aqui se estabeleceu também possuía os seus oásis e pequenos lagos, atestados hoje pelas intercalações esparsas de materiais mais finos, com siltitos e argilitos, que preservam pegadas de répteis e fósseis como crustáceos.