Memorial do Rio Tietê

A Ponte Especial

Ponte Grande, em contraposição à Ponte Pequena, esta cruzando o Tamanduateí: muito cedo a pequena povoação do planalto de Piratininga ultrapassou a barreira natural que era o então Anhemby. Do histórico Colégio até a aldeia se Sant'Anna, era pela Ponte Grande, construída com as árvores de suas margens, que os jesuítas difundiam sua fé e seus ensinamentos.

De sua posição estratégica, a Ponte Grande acompanhou com crescimento da cidade em sua direção e, já em ferro fundido sobre pilares de pedra, tornou-se um dos pontos mais aprazíveis para a população, local preferido desde fins do Século XIX para fotografias pitorescas. Em sua margem ficava a chácarado General Couto de Magalhães, com o observatório astronômico e o Museu Indígena; da ponte eram vistos os clubes mais importantes da cidade: um lugar privilegiado para as torcidas vibrantes que acompanhavam as disputas regatas que aconteciam sob seus vãos.

Com a retificação do leito do Tietê, a Ponte Grande foi demolida. Em seu lugar foi erguida outra, em arco de concreto, marco de modernidade da metrópole paulista. A ponte das Bandeiras foi inaugurada em 1942.