Memorial do Rio Tietê

O Importante Desconhecido

  O rio Tietê é um símbolo de São Paulo. Geograficamente, divide o estado ao meio, cruzando-o leste a oeste. Historicamente, foi importantes personagens desde dos tempos do descobrimento - durante os bandeiras, as monções, a cafeicultura, a industrialização. Economicamente, é uma grande fonte de energia.

O Tietê deixou de ser um simples curso d'água para tornar-se um verdadeiro mar
dentro do estado, com suas varias represas construídas para gerar eletricidade, incentivar a navegação, proporcionar lazer e restabelecer os ciclos biológicos da flora e da fauna. Em seus Quase 1.100 quilômetros, que se iniciam na Serra do Mar e terminam no rio Paraná, na divisa com o estado do Mato Grosso do Sul, cruza uma das regiões mais ricas do hemisfério sul e uma das maiores metrópoles do mundo atual.

Apesar disso, o rio Tietê é quase desconhecido para os que convivem com ele. Mas um desconhecido muito especial: é quase uma navegação. Ele nunca propôs uma navegação fácil aos aventureiros que nele se lançaram, sempre atormentou as cidades com inundações e empesteou suas várzeas com mosquitos e focos infecciosos. Com o tempo, assumiu um prestígio às avessas: adquiriu um nível de poluição alarmante e sua imagem ficou vinculada a algo de ruim e destrutivo.
Esse livro pretende resgatar uma dívida com o rio. Não é uma expiação: é só uma descoberta . A descoberta do velho e desconhecido Tietê .