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Não
se pode dizer que o vale Tietê tenha uma arquitetura típica,
diferente da de outras partes do Estado, mas que muitos de seus
edifícios são adaptações que as bandeiras,
as monções e os ciclos do açúcar e do
café imprimiram na região, além de diversificações
que o desenvolvimento econômico excepcional de algumas das
cidades fez prevalecer.
O universo religioso foi responsável por um tipo especial
de construção: a das igrejas, freqüentemente
o primeiro prédio de qualquer povoado, centro de boa parte
da produção artística. Os ituanos, principalmente,
primavam pela decoração das suas, e a Igreja de Nossa
Senhora da Candelária, construída entre 1771 e 1782,
é um exemplo disso.
Entre as construções do ciclo do café destacavam-se
as residências senhoriais que, com seus casarões assobradados,
mantinham certas feições do equipamento domiciliar
tradicional, como as mesas compridas, as marquesas, as cadeiras
de balanço e os altos relógios de pêndulo, e
assinalavam a posição social de quem as mandava construir;
e destacavam-se as sedes das fazendas, que seguiam o modelo sugerido
pelas antecessoras do vale do Paraíba, com vários
agenciamentos dispostos em torno de um terreiro e as técnicas
construtivas tradicionais: a taipa de pilão, a pedra entaipada
e o pau-a-pique. Com o tempo, tanto no campo como na cidade, essas
casas começaram a incorporar o tijolo e a madeira serrada.
Desde os anos mais remotos, a pequena casa rural, elemento típico
da chamada cultura caipira, também se expandiu ao longo de
toda a bacia do Tietê. Feita de pau-a-pique, com cobertura
de palha ou sapé, ela tinha em geral de dois a três
cômodos e, na cozinha, as barricas velhas com mantimentos,
um varal com carne de porco no fumeiro e o fogão de barro,
do qual só a chapa era comprada. Equipada com esteiras, camas
de varas, jiraus, redes de algodão, forquilhas penduradas
junto à parede e, às vezes, oratórios sobre
mesas toscas, as casas tinham ainda o pilão que servia para
descascar arroz, pilar café, preparar paçoca e limpas
o milho para a canjica. |
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