Memorial do Rio Tietê

Porto Feliz

Araritaguaba, que na língua dos guaianás significa pedra qual a atual Porto feliz era conhecida no tempo das monções. Tempo de prestígio do pequeno povoado: localizada à margem do Tietê, de Araritaguaba é que partiam as expedições fluviais que buscavam o ouro de Cuiabá.

Fundada em 1720, e foi em torno dela que seu povoado começou a crescer. A capela logo ficou pequena, e em 1728 foi substituída pela de Nossa Senhora Mãe dos Homens, padroeira da então freguesia em 1797, Araritaguaba foi elevada à condição de vila, com nome de Porto Feliz.

Inicialmente, os moradores do núcleo dedicavam-se à fabricação de canoas ou se empregavam nas excursões para Cuiabá; com o tempo, a cidade passou a atrair grande quantidade de lavradores, principalmente para o cultivo da cana, há muito sua principal atividade econômica. Atualmente, toda a riqueza que a cidade viveu é evocada em seu pequeno Museu Histórico e Pedagógico das Monções e na Semana das Monções, quando, das barracas do Tietê, se pode assistir à descida de barcos pelo rio.