Qualidade da água no Tietê está ruim na região

Jornal Cidade de Bauru - 22 de Setembro 2015

 

<< voltar

Cinco de seis amostras do Rio Tietê em Barra Bonita, colhidas pela organização não governamental (ONG) Mãe Natureza em 2015, possuem qualidade ruim de acordo com os parâmetros estabelecidos para esta classe de rio. O levantamento foi divulgado ontem pela entidade, véspera do Dia do Rio Tietê, lembrado hoje em todo o Estado de São Paulo.

O diagnóstico aponta níveis inadequados de oxigênio dissolvido, nitrogênio amoniacal, fosfato, turbidez, coliformes fecais, entre outros parâmetros.

É a primeira vez que o levantamento feito várias vezes por ano, desde 2007, apresenta dados tão negativos.
O presidente da ONG, Hélio Palmesan, atribui o resultado a vários fatores, como a atividade industrial na capital paulista e a falta de tratamento terciário pelas estações de tratamento de esgoto (ETE). É neste estágio que os componentes mais nocivos da água seriam retirados, mas são reincorporados ao rio.

Ele também acredita que o governo do Estado deveria instrumentalizar os órgãos de controle e fiscalização, que por causa da falta de estrutura, estariam inoperantes. “Na situação em que está o saneamento na Grande São Paulo, sabemos que passaremos por momentos muito difíceis.”

Agenda
Várias atividades alusivas ao dia do rio serão realizada hoje, a partir das 6h, com apoio da Capitania Fluvial da Hidrovia Tietê-Paraná. Às 7h10, haverá coleta e análise feita em tempo real, por alunos do Serviço Social da Indústria (Sesi).
Entre 8h e 8h30, alunos participarão de passeio de navio. O evento começa oficialmente às 8h30, como apresentações artísticas desenvolvidas pela Casa da Cultura e Cidadania. Às 12h, 50 mil curimbatás serão soltos. (JGD)

 

Clique aqui pra acessar a matéria ->