Limpeza de rio marca Dia da Água em três cidades da região de Bauru

Jornal Cidade de Bauru - 21 de Março 2015

Atividades acontecem nas cidades de Barra Bonita, Pederneiras e Ibitinga

Marcus Liborio

<< voltar

Divulgação

Diante da crise hídrica que despontou em 2014 e da situação desfavorável das bacias hidrográficas brasileiras, o Dia da Água, celebrado neste domingo (22), será comemorado neste ano com tom de alerta e conscientização. Na quinta-feira (19), o Jornal da Cidade divulgou análise realizada pela Fundação SOS Mata Atlântica, cujo estudo destacou piora na qualidade da água do Rio Tietê, entre Barra Bonita e Botucatu, caindo do nível médio para ruim.

Considerando a importância dos mananciais para a população, a data comemorativa promete movimentar cidades da região com atividades que vão desde limpezas em rios e soltura de peixes até oficinas de produção de mudas de árvores nativas da região e distribuição de encartes informativos para mobilizar a sociedade sobre os problemas da seca e desmatamento no País.

Faxina feita em 2014 em rio; amanhã mutirão se reúne às 7h30 em frente ao Clube Náutico Isabela A ONG Mãe Natureza, em conjunto com as Secretarias de Cultura e Turismo, Educação e Gestão Ambiental de Barra Bonita, promove atividades com objetivo de sensibilizar moradores sobre uso racional da água, promovendo debates e esclarecimentos em torno da crise hídrica.

Os eventos, que também fazem parte do aniversário de 132 anos da cidade, celebrado na quinta-feira (19), começaram no dia 18 de março e seguem até amanhã. Hoje acontece a 20ª Feira Paulista de Artesanato e Turismo (Fepatur), na praça Waldemar Lopes Ferraz (Praça do Teleférico) e na avenida Roda Zanella Patri.

No domingo será realizada palestra e debate sobre o tema “O paradoxo da água - A água é realmente um bem (recurso) finito ou infinito?” Logo após será exibido o curta-metragem “A Invasão dos Zumbolhas” e o documentário “Planeta Água - do Lúdico à Realidade  -, disponibilizado pela BBC à Mãe Natureza.

Pederneiras

O Lions Clube de Pederneiras realizará neste sábado (21), a partir das 8h30, a o 6º “Respira Tietê”, com coleta de lixo às margens rio e soltura de 15 mil alevinos de espécies nativas do Tietê.

Após o evento será realizado churrasco de confraternização entre os participantes, com preço único de R$ 10,00 por pessoa e bebidas à parte, sendo isento a entrada caso o participante venha com barco/bote até duas pessoas por embarcação. O lixo retirado será enviado para reciclagem.

Na segunda-feira (23) serão soltos mais 60 mil alevinos doados ao evento pela AES Tietê, com participação de crianças de uma escola da cidade. A atividade acontece na Prainha Municipal,  a partir das 14h.

Ibitinga

Neste domingo (22), a partir das 7h30, será realizada faxina nos rios Jacaré-guaçú e Tietê, em Ibitinga. Os voluntários se reunirão em frente ao Clube Náutico Isabela para distribuição dos sacos de lixo e luvas, visando a segurança dos trabalhos. Às 12h haverá almoço comunitário.

Agência divulga publicação especial sobre a crise hídrica

A Agência Nacional de Águas (ANA) preparou um encarte especial sobre a crise hídrica, para ser distribuído em razão do Dia Mundial da Água.

O material, que faz um balanço da crise desde 2012 e das ações regulatórias da ANA, acompanha o Relatório de Conjuntura dos Recursos Hídricos – Informe 2014, divulgado nesta sexta-feira (20).
O levantamento aponta que, desde o segundo semestre de 2012, observa-se uma gradativa e intensa redução nas taxas pluviométricas (chuvas) em algumas regiões do País, que tem prejudicado a oferta de água para o abastecimento público, especialmente no semiárido brasileiro e nas regiões metropolitanas mais populosas e com maior demanda hídrica (São Paulo e Rio de Janeiro).

O ano de 2014 registrou seca extrema na região sudeste com probabilidades de ocorrência superior a 100 anos. No Sistema Cantareira registrou-se um valor de vazão média anual igual a 8,70 m³/s, que é o menor valor no histórico desde 1930, o que corresponde a cerca de 22% da média anual do histórico (39,44 m³/s) e a 40% da vazão média de 1953 (21,81 m³/s), que era, até então, o menor valor de vazão média anual do histórico.

A partir de maio do ano passado foi necessária a utilização de parte da primeira e da segunda etapa do volume morto desse Sistema, com o intuito de manter o abastecimento público no período mais crítico da seca. 

Oficina

No próximo dia 27 haverá oficina de produção de mudas de árvores na Escola Estadual Dom Henrique Mourão, na rua Vicente de Paula, 380, Vila Clélia, em Lins. O evento, realizado em parceira  com o Horto Municipal, ocorre durante a manhã e tarde.

 

Clique aqui pra acessar a matéria ->